quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Orcas em Arraial do Cabo


          No dia 3 de novembro de 2012, eu estava com um grupo de pessoas fazendo um curso com o pessoal da Naturaulas e iriamos fazer um mergulho autônomo na Ilha do Farol em Arraial do Cabo-RJ. Ninguém poderia imaginar o que iriamos encontrar no caminho...



         Saímos bem cedo, eramos um dos primeiros barcos a sair. Alguém avistou uma quilha negra a uma certa distância. Com um barco cheio de mergulhadores e estudantes de biologia ficou fácil saber do que se tratava. Orcas!

         Que sorte! Continuamos a nos aproximar um pouco e quando já estávamos a uns 80 metros, desligamos o motor do barco e ficamos só observando. Não se tratava apenas de uma ou duas e sim de um grupo de pelo menos uns nove animais.




         Eram mães com filhotes, talvez acompanhadas por um ou outro macho. Nosso palpite é que uma corrente de água muito fria que apareceu por aqueles dias tenha trago muitos nutrientes, que aumentaram a quantidade de plâncton, que atraiu diversos cardumes de peixes. Com alimento e numa baía protegida, as orcas encontraram um ótimo local para descansar com seus filhotes.



          Nenhum dos mergulhadores no barco já tinha visto esses animais por ali e também ficaram surpresos. Um amigo que fiz no curso tinha vindo de Manaus, isso que é sorte! 

         As fotos desse post não foram tiradas por mim. Como era sábado, uma boa quantidade de barco de passeio conseguiu passar por elas, e a visita das orcas acabou sendo bem registrada. Segue abaixo um vídeo que eu montei usando uma séries de filmagens desse dia:


         Ver um animal desses na natureza é uma experiência sensacional. Se respeitarmos mais a natureza esse tipo de encontro seria muito mais comum. Fica a dica aí.

Grande abraço!
Márcio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário