quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Nadadeiras: Escolhendo o equipamento

      Depois de escolher a máscara e o snorkel , vamos ao segundo item mais importante no mergulho. As nadadeiras ou pés-de-pato são usadas para facilitar o deslocamento dentro da água. Uma boa nadadeira aumenta a velocidade e também diminue o cansaço físico proporcionando um mergulho mais proveitoso. Entretanto existem vários tipos de nadadeiras e precisamos saber qual o tipo mais indicado.





Nadadeiras abertas ou fechadas

        As nadadeiras abertas são ajustáveis por tiras atrás do calcanhar. Já as nadadeiras fechadas tem um tamanho definido e encaixam no pé inteiro. A escolha depende muito da preferência do mergulhador. 
        
         As nadadeiras abertas são mais fáceis de se colocar e de se retirar.Elas tambem podem ser usadas junto a botas de neoprene que ajudam a proteger o pé caso você tenha que andar sobre rochas cortantes. Prefira nadadeiras com o sistema de fivelas pivotantes pois são mais seguras. Nadadeiras com fivelas ruins irão ficar soltando durante o mergulho, além de chato isso pode fazer com que você perca a nadadeira.




          Para o snorkeling ou mergulho livre, eu recomendo as nadadeiras fechadas. Escolha corretamente uma nadadeira do tamanho do seu calçado e verifique se não está muito apertada ou muito folgada. As nadadeiras geralmente vem com 2 números de calçado o que dá um conforto maior. 

Escolhendo o tamanho da nadadeira

               A parte da nadadeira que é usada para dar a propulsão na água é chamada de pala. Existem nadadeiras com palas pequenas, médias e grandes. Cada uma delas se adapta melhor a um tipo de atividade e cada pessoa vai se sentir melhor com determinado tipo.
            As nadadeiras com pala curta ou pequena não são muito usadas para o mergulho, mas podem ser utilizadas também. Elas geralmente são usadas para bodyboard e outros esportes aquáticos com movimentos mais rápidos. A principal vantagem é a praticidade de carregá-las, como são pequenas podem caber dentro de qualquer mochila.

          Já as nadadeiras médias ou de tamanho normal são as mais aconselhadas para o snorkeling. O tamanho delas permite que você se desloque mais facilmente. São aconselhadas para iniciantes porque cansam menos e também é mais difícil que você bata em alguém ou alguma coisa.
            Quanto as nadadeiras grandes ou longas podemos dizer que são melhores para quem tem mais experiência. São muito usadas no mergulho autônomo pois dão maior velocidade e força. São ótimas para cobrir distâncias maiores e também para mergulhar fundo. Não são aconselhadas para iniciantes pois podem causar câimbras em quem não está acostumado com exercícios desse tipo. Também não são muito boas em águas rasas pois podem bater em corais ou levantar sedimentos turvando a água prejudicando a visão.

Grande Abraço,Márcio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário