domingo, 1 de dezembro de 2013

5 dicas para desembaçar sua máscara

Uma das piores coisas durante um mergulho é ficar com a máscara embaçada. Se você não consegue enxergar então não há motivo para continuar mergulhando. A seguir vou dar algumas dicas para evitar ou reduzir o embaçamento.








1- Lave máscaras novas.

As máscaras de silicone vem com uma camada de lubrificante para evitar que elas se deformem com a luz nas prateleiras das lojas. Esse lubrificante é o principal responsável pelo aparecimento embaçamento em máscaras de mergulho novas. Use um produto levemente abrasivo como pasta de dente para limpar as lentes da máscara. Uma vez já é o suficiente para remover a maior parte do lubrificante. Cuidado com lentes de plastico, elas podem arranhar usando esse método. Você pode usar também shampoo ou detergente neutro. Lave muito bem com água para evitar que ainda fique um pouco do produto na máscara que pode irritar os seus olhos ou a sua pele.




2-Passe saliva nas lentes da máscara

Essa opção é meio controversa. A saliva contem uma enzima chamada peptina que impede o embaçamento. Basta esfregar com o dedo um pouco em cada lente, dar uma leve lavada para tirar o excesso e já pode usar. É um método prático pois pode ser feito sem qualquer tipo de acessório e é de graça. Alguns são contra, eles afirmam que a saliva possui muitas bactérias que poderiam causar infecções nos olhos. A alternativa é o uso de desembaçadores que custam em média de R$10,00 a R$15,00.


3-Use Shampoo de bebê na lente antes de mergulhar

O Shampoo é um excelente anti-embaçador e as versões para bebês não irritam os olhos. Você colocar um pouco em um pequeno frasco e aplicar uma leve camada antes de mergulhar. Cuidado para não formar bolhas dentro da máscara.




4-Lave o rosto com água fria antes de por a máscara 

Quando molhamos o rosto com água fria os vasos sanguíneos do rosto de contraem e o rosto passa a liberar menos calor. Então basta dar um mergulho sem máscara antes fazer o snorkeling.


5-Deixe um pouco de água dentro da máscara

Essa técnica pode parecer meio incomoda, mas funciona. Você deixa entrar um pouco de água dentro da máscara e quando ela embaçar basta inclinar a cabeça para baixo e deixar que a água escorra limpando a lente. O chato é ficar com água no nariz o mergulho todo. 



-Não respire pelo nariz! Assim que você expirar o ar a sua máscara vai embaçar por completo.
-Não deixe a máscara secar entre um mergulho e outro. Vai ocorrer a formação de sais na lente da mascara que ajudam no embaçamento.
-Não use produtos de limpeza pesada para limpar a máscara de mergulho. Eles podem danifica-la e irritar a sua pele e seus olhos.


Grande abraço e bom mergulho.
Márcio Alves 







2 comentários: