sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Tartaruga verde ( Chelonia Mydas)

             Nadar com uma tartaruga faz valer a pena qualquer mergulho. São animais pacíficos que parecem estar fazendo o mesmo que nós, nadando tranquilamente olhando a paisagem. No Brasil existem 5 especies de tartarugas, sendo a verde e a cabeçuda as especies mais comuns. São animais que estão ameaçados de extinção n mundo mas no Brasil se encontram em estado vulnerável, por isso ainda é possível encontra-las com alguma facilidade em determinados lugares.


Nome popular: Tartaruga verde, Tartaruga aruanã

Nome científico:
 Chelonia Mydas


Ocorrência: Mares tropicais ao redor do mundo.


           Medem até 143 cm de comprimento e chegam a pesar em média 200 kg. Seu casco tem quatro pares de placas laterais de cor verde ou verde-acinzentado escuro,  marrom quando jovens. A cabeça é pequena, com um par de escamas pré-frontais e uma mandíbula com formato serrilhado que facilita a sua alimentação. Suas nadadeiras dianteiras e traseiras tem uma unha visível

          Vive em mares tropicais e subtropicais, próximo a costa e ao envolta de ilhas, sendo comum a ocorrência de juvens em águas temperadas. Preferem águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, (ou seja , ótimos locais para snorkeling) sendo raramente avistadas em alto-mar.




           Sua alimentação muda conforme a vida. Quando filhote é uma espécie onívora com tendência mais carnívora se alimentando de crustáceos, pequenos peixes e moluscos. Quando passa dos 30 cm de casco passa a ser preferencialmente herbívora, se alimentando de algas.





         Para encontra-las durante um mergulho você precisa basicamente de sorte. Mas você tem mais chances de vê-las se a praia estiver vazia, preferencialmente de manhã ou no meio da semana, evitando assim que o movimento das pessoas e barcos espante elas. Elas são pacíficas e muito tranquilas e nadam bem lentamente. Com isso , você pode se sentir tentado a toca-la ou nadar de encontro a ela. Não faça isso, além de estressar o animal você provavelmente não conseguirá toca-lo, elas podem ser muito rápidas quando querem. Se você nadar calmamente poderá observa-la por muito tempo.

Grande abraço,
Márcio Alves

2 comentários:

  1. Ola, estas fotos da tartaruga, voce que tirou com a sua camera sony?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, essa fotos peguei da internet. Mas da para tirar fotos assim com ela, só não tive a sorte de conseguir tirar uma boa foto de tão perto.

      Excluir