segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Sony Cyber-shot DSC-TF1

         Hoje vou mostrar para vocês as minhas impressões quanto a câmera Sony Cyber-shot DSC-TF1  que eu adquiri na semana passada. Meu objetivo principal com a compra da câmera era poder fotografar dentro da água então vou focar nesse aspecto. As imagens deste post foram todas tiradas com ela e não passaram por nenhum tipo de edição.



Aspectos positivos:

-É a prova de água (10 metros de profundidade), É uma margem de segurança boa já que quando mergulhamos nem sempre sabemos a profundidade.
-Também é a prova de poeira e baixas temperaturas e quedas de até 1,5 metros.
-Zoom óptico de 4 vezes. O zoom é excelente não desfocando o assunto da imagem. Excelente quando você deseja  tirar fotos de peixes que se afastam se você se aproximar de mais.
-Tem detecção de faces, sorrisos e uma infinidade de modos para diversos tipos de fotografia.
-Possui uma especie de photoshop interno que suaviza a pele, clareia os dentes entre outras funções.
-Tira fotos panorâmicas excelentes com o método simples da varredura.
-O foco se mantem no assunto permitindo tirar melhores fotos em movimento.
- Permite tirar fotos muito próximas sem perder a resolução.



Aspectos negativos:

-A bateria descarrega relativamente rápido , dura em média uma hora e meia com fotos e vídeos.
- Como a bateria e a entrada de carregamento ficam dentro da câmera, você só pode recarrega-las após limpar e secar totalmente a maquina, o que é meio difícil na praia.
-Não consegui tirar fotos panorâmicas dentro da água. Não sei se não é possível ou se eu não consegui.
-É possível tirar 200 fotos por carga, abaixo da média de outras câmeras.


         Como opinião pessoal estou muito satisfeito com a câmera. Aconselho que ela seja usada exclusivamente para a fotos na água, afim de não desperdiçar sua bateria  com fotos que outras câmeras poderiam tirar. Acredite, no lugar certo é fácil passar mais de uma hora tirando fotos dentro da água. Veja mais algumas fotos:













Algumas fotos ficaram meio azuladas ou esverdeadas, isso é normal quando se tira fotos debaixo da água. Veja como melhorar suas fotos subaquáticas no próximo post.

ATUALIZAÇÃO ( 26/01/15):
Após mais de 1 ano utilizando a máquina com frequência, ela ainda continua funcionando bem. Mas muitos consumidores não tiveram a mesma sorte! Pesquisando sobre a DSC TF1 no Google você encontra diversas reclamações sobre máquinas desse modelo que estragaram na primeira submersão. Aparentemente esse é um problema de alguns lotes de produção. O problema mesmo é a falta de responsabilidade da Sony que ignora a maioria dos consumidores que foram prejudicados. Dessa maneira, mesmo tendo uma boa experiência com o equipamento, não posso mais recomendar a compra da máquina Sony Cyber-shot DSC TF1 da Sony.

Grande abraço,
Márcio Alves


5 comentários:

  1. Adoro dicas sobre câmeras... apesar de "amadora", coleciono várias analógicas e gosto de testá-las! Ainda não tenho uma câmera à prova d'água, gostei das suas impressões!

    ResponderExcluir
  2. Enfim alguém falando bem dessa câmera. Estava pesquisando e achei algumas reclamações sobre a qualidade ou reclamando que entrou água!!! Seu blog está me ajudando d+!!! Já está nos favoritos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso ela constantemente e ela não tem apresentado problemas porque eu faço uma boa limpeza nela , da maneira que é recomendada pelo fabricante. Ela está apresentado alguns pequenos pontos de corrosão mas continua funcionando bem. Nada melhor do que uma boa Go pro mas a vantagem dessa é o preço.

      Excluir
  3. Pratico mergulho faz mais de 30 anos e sempre foi um sonho registrar e compartilhar os momentos por mim vividos durante os milhares de mergulhos que já fiz.
    Em função disso, comprei uma câmera SONY DSC TF1 , que tem como característica principal ser à prova d'água e quedas.
    nunca ultrapassei o limite de 33 pés ou 10 metros que é estipulado no manual.
    Ocorre que desde o primeiro dia na água, a câmera embaçou o visor e logo encheu de água em seu interior, mesmo havendo feita a verificação do fechamento da tampa corretamente.
    A principio eu achei que era um caso isolado e nunca imaginei algo diferente disso.
    Ao pesquisar na internet, descobri que se trata de um erro de projeto de uma das maiores indústrias de eletrônicos do planeta, a poderosa SONY.
    Diversas pessoas que compraram a SONY DSC TF1 , tiveram o mesmo problema, de entrar água e queimar ( justo em uma câmera de mergulho ??? da SONY ??? ) .
    A frustração foi enorme.
    Eu já tinha 03 câmeras fotográficas e só comprei a DSC TF1 por poder usar nos mergulhos.
    A quem recorrer?????
    Será que a SONY tem uma posição a respeito dessa situação ????
    PEÇO QUE COMPARTILHEM COM TODOS OS SEUS CONTATOS A FIM DE QUE NINGUÉM MAIS CAIA NESSE EMBRÓGLIO, NESSA PROPAGANDA ENGANOSA, NESSE ERRO !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mario!
      Realmente, depois de procurar no google sobre problemas com a DSC TF1 encontramos vários consumidores com sua mesma reclamação.
      No meu caso eu não tive esse problema estou utilizando a maquina a mais de 1 ano, e utilizando com frequência. Além disso tenho amigos que também possuem e nunca tiveram problemas. Talvez esse seja um problema de alguns lotes do equipamento. Até ai até é compreensível, mas a atitude da Sony de simplesmente ignorar as reclamações é que é inadmissível.
      Felizmente eu dei sorte e levei aquilo que eu comprei, mas realmente não vale a pena arriscar. Vou atualizar o post falando sobre essa questão.
      Agradeço sua visita e sua opinião!
      PS: Te recomendo na próxima comprar uma câmera com caixa estanque.

      Excluir