terça-feira, 5 de novembro de 2013

Segurança no mergulho

Assim como em qualquer atividade esportiva, é preciso tomar certos cuidados na prática do snorkeling. É importante respeitar o seu corpo e seus limites e principalmente a natureza para que uma atividade prazerosa não vire uma dor de cabeça. Na maior parte dos casos os acidentes são causados por negligência, nesse aspecto os mais experientes costumam se arriscar mais do que aqueles que estão iniciando.  Mas existem algumas práticas bem simples que reduzem muitos os riscos de acidentes e que se seguidos tornam o mergulho livre muito mais seguro que a maioria dos esportes. Vejamos quais são essas práticas.
                     



Nunca mergulhe sozinho

Começo logo com a dica mais importante. Em caso de acidentes como câimbras ou cortes ter alguém para ajuda-lo a voltar para a água é fundamental. Nadando em dupla também aumentam as chances de alguém identificar algum risco em potencial e avisar o outro. Além da segurança envolvida , um par de olhos a mais pode ajudar a ver seres interessantes que você poderia deixar passar se não estivesse acompanhado.

Observe o mar antes de entrar

Veja se o mar está muito agitado antes de entrar.  Mar bom pra surfista é mar ruim para mergulhador. Verifique se existe alguma sinalização na praia avisando quanto a correntes ou outros tipos de risco. Se houver um salva-vidas pergunte a ele como está o mar naquele dia. Caso as condições não estejam boas , não insista, o mar estará lá outro dia.

Deixe alguém avisado

Se possível deixe alguém em terra avisado sobre aonde você vai mergulhar e quanto tempo pretende ficar por lá. Em caso de acidentes, se alguém estiver te vigiando de fora da água o socorro pode ser mais rapido.

Seja visível

Essa dica é importante principalmente em locais com fluxo de barcos. Você deve mostrar aonde está para que nenhuma embarcação acabe passando por cima de você. Para isso você pode usar um snorkel de cor chamativa ou boias de sinalização. Claro que é sempre bom evitar mergulhar próximo a barcos, mas sabemos que algumas embarcações acabam passando mais perto do que deveriam por isso é sempre bom que as pessoas saibam aonde você está.


Fique atento a outros mergulhadores

As vezes o local em que você vai mergulhar esta sendo frequentado por outras pessoas. Muita gente olhando para baixo e sem ver para onde está indo geralmente resulta em cabeçadas ou pernadas no outro. Eu mesmo já dei algumas trombadas e já desviei de muitos mergulhadores. Em lugares com muita gente procure dar uma olhada de vez enquanto para ver se não está muito próximo a outras pessoas. Evite nadar abrindo os braços pois você pode acabar arranhando o rosto de alguém. 


Respeite seu corpo

Conhecer os seus limites é muito importante. Não faça snorkeling sem ter tomado um café da manhã balanceado ou logo após uma refeição pesada. Essa atividade física consome muito mais energia do que parece, pois perdemos energia em forma de calor para a água. Em águas frias limite a permanência entre 15 e 20 minutos para não perder muito calor corporal. Uma roupa de neoprene ajuda bastante. Ao fazera imersão em lugares fundos  faça a equalização para evitar danos ao ouvido interno. Se estiver sentindo algum tipo de dor em alguma parte do corpo não continue na água esperando que vá passar, saia e verifique do que se trata. 


Não toque em nada

Se você não tem conhecimento sobre a fauna da região é muito recomendado que você não tente pegar nenhum animal. Muitos animais marinhos são venenosos, tem espinhos ou mordem. Também evite ao máximo pisar ou segurar em pedras e corais para se apoiar. Muitos animais venenosos apresentam uma ótima camuflagem e você pode não enxerga-lo mesmo olhando para eles. Alguns corais tem substâncias urticantes. Pedras podem estar bambas e acabar deslizando quando você se apoiar nelas podendo até prender você. Além disso ao se aproximar de uma rocha você pode acabar sendo empurrado pelas ondas para cima dela e acabar se cortando. Se você estiver cansado tente boiar de costas ou então dirija-se a um lugar mais raso e pise na areia. Veja o que fazer em caso de acidentes nesse post



Respeitando você e a natureza, o mergulho é uma atividade segura e prazerosa.

Grande abraço, 
Márcio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário