domingo, 10 de novembro de 2013

Sargento (Abudefduf Saxatilis)

          Hoje começa uma nova sessão no blog. Toda sexta-feira vamos falar sobre um animal que podemos encontrar durante o mergulho e que tipos de interação podemos ter com eles. Vamos começar com o sargento , um dos peixes tropicais mais comuns do mundo.




Nome popular: Sargento, Sargentinho, Castanheta-das-rochas

Nome cientifico: Abudefduf Saxatilis

Ocorrência: Mares tropicais do mundo inteiro.

       O sargento é um peixe que vive em águas tropicais e recifes de coral . Se você já fez snorkeling  em algum recife de coral provavelmente você já viu um ou muitos deles.
       
       Os sargentos vivem solitários ou em pequenos cardumes e são bastante territoriais, tem o corpo ligeiramente prateado com uma mancha amarela nas costas e listras pretas verticais pelo corpo. Tem em média de 8 a 15 cm podendo chegar até a 20 cm. Sua agressividade aumenta a medida que vai ficando mais velho. 

       Sua reprodução é fácil e seu crescimento é rápido. Na época da reprodução, a mancha amarela dos machos fica azulada e eles ficam em torno do ninho em defesa dos ovos.



       São peixes onívoros o que facilita muito sua alimentação. Comem algas, invertebrados e peixes menores . É comum grandes concentrações de sargentos  em lugares visitados por barcos ou aonde as pessoas costumam jogar comida. Em alguns casos sua grande concentração pode indicar desequilíbrio ambiental.


        Apesar de territoriais com outros sargentos e com peixes de outras espécies, são totalmente inofensivos para as pessoas. Em alguns lugares se sentem seguros em se aproximar e dão até a impressão de que podem ser tocados. Quando estão em grandes grupos ou se alimentando podem acabar esbarrando em quem estiver próximo.

Abraço e até a próxima,
Márcio Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário