quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Melhorando fotos subaquáticas usando o Fireworks

          Quando tiramos uma foto dentro da água ela é fortemente influenciada pelo meio. Muitas vezes ela saia azulada ou esverdeada. Quando a água é bem limpa e o dia ensolarado ela pode sair até muito clara. As vezes a foto estava focalizada, sem tremido e o peixe que você queria estava bem enquadrado, mas não dava pra ver as cores reais do bicho devido a uma capa azul por cima da foto. Veja como você pode melhorar facilmente essas fotos:


          O programa que eu utilizo é o Macromedia Fireworks 8, mas outras versões mais avançadas também tem essa opção. Você também pode usar o Photoshop ou o Adobe Fireworks que tem opções bem parecidas.
Aqui está o link para a versão de teste gratuita do programa: Macromedia Fireworks 8
Vamos ao passo a passo:

1º passo:

Abra a imagem no Fireworks e clique nela.



2º passo:

Bem em baixo você pode ver a opção Filters, clique nela e selecione Adjust Color, depois clique em Auto Levels. A sequencia fica Filters > Adjust Color > Auto Levels


3º Passo:

Está pronto! Agora salve a imagem com outro nome para que você possa comparar as duas.

     
         O Auto Levels realça os tons de cor,  ele retira o azulado ou esverdeado, tira luminosidade em excesso e clareia imagens muito escuras. O efeito é bem melhor em fotos claramente afetadas, mas se você testa-lo em fotos que considera que já estão boas pode acabar se surpreendendo, já que elas ficam com as cores ainda mais vivas. Vamos ver algumas fotos antes e depois:


Antes                                                                Depois








Grande abraço e boas fotos!
Márcio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário