quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Falso-Voador (Dactylopterus volitans)

      O Falso-Voador é um peixe de fundo que muitas vezes passa despercebido durante o mergulho por ter uma camuflagem natural, mas quem conhece sabe que ao se aproximar dele você poderá ver toda sua beleza.




Nome popular: Coió , Falso-Voador.


Nome científico: Dactylopterus volitans

Ocorrência: Costa do Atlântico


          O coió tem o corpo com padrões marrons e castanhos e formato de cunha. Sua cabeça é  rígida e com pequenos espinhos. Possui nadadeiras peitorais largas com uma série de contornos azuis que abre quando estão sendo importunados para parecerem maiores do que realmente são.


       É um peixe de fundo e usa um par de falsas patas para se locomover no fundo e uma pequena extensão da nadadeira para revolver a areia a procura de pequenos animais e restos de matéria orgânica com os quais se alimenta. Costuma ser encontrado no fundo arenoso, no cascalho ou próximo a recifes de coral.


         O coió pode chegar até 45 cm e  pode ser encontrado sozinho , em pequenos grupos ou até mesmo em grandes cardumes com dezenas de animais.

         No snorkeling é preciso um pouco de atenção para conseguir vê-los. Para conseguir ver suas cores reais dê um mergulho e passe perto dele, ele irá abrir suas "asas" e se afastar um pouco. São bem pacíficos mas é bom não tentar toca-los durante o mergulho, há relatos de que suas nadadeiras peitorais abriguem glândulas de veneno.


Grande abraço,
Márcio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário