segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como entrar na água


      Pode parecer simples entrar na água,  e realmente é,  mas algumas pessoas que estão começando acabam se enrolando com o equipamento na hora de entrar.  A confusão pode acabar em acidentes ou na perda do equipamento por isso fique atento a essas dicas:






Antes de entrar na água

Amarre os cabelos


       Se você tem cabelo comprido amarre o cabelo. Se eles estiverem soltos eles podem acabar entrando no seu campo de visão e bloqueando as coisas que você quer ver. Além disso, se ele ficar preso na máscara servirá como abertura para a passagem de água.



Veja aonde você vai entrar

       Geralmente os melhores lugares para se mergulhar são os costões rochosos em praias de águas calmas, mas nem sempre uma linha reta é o caminho melhor. As vezes as ondas estão quebrando no canto da praia ou tem muitos banhistas no caminho. procure o lugar com água mais calma e menos pessoas para passar pela arrebentação e se dirigir ao ponto de mergulho. Se houverem outros mergulhadores na praia observe por onde eles entraram e se tiveram dificuldades.

Avise aonde você vai

Informe a alguém na areia aonde você vai mergulhar e quanto tempo pretende ficar.  Isso evita desesperos desnecessários e também ajuda na sua segurança.

Coloque o equipamento

Para quem está começando é melhor colocar a maior parte do equipamento na areia mesmo. Coloque a roupa e as nadadeiras se tiver. Mas deixe para colocar a máscara na água.

Entrando pela areia

Se estiver com pé-de-pato entre de costas

Para quem coloca as nadadeiras na areia o melhor jeito de entrar é de costas, a não ser que você queira divertir o pessoal da praia. Mesmo na água continue andando de costas pois o pé-de-pato tende a entrar na areia te fazendo tropeçar.Entre na água até a altura da cintura.

Coloque a máscara

Antes de coloca-lá  jogue um pouco de água para remover qualquer tipo de poeira ou areia que possam estar na máscara e depois passe um pouco de saliva nas lentes. COMO É? Isso mesmo, a saliva tem uma enzima chamada ptialina que impede a máscara de embaçar. Pode passar bastante com o dedo e depois jogue um pouco de água para tirar o excesso. Alguns dizem que essa técnica pode acabar passando germes da boca para os olhos  mas a lente não entra em contato com a mucosa ocular. Em alternativa existem produtos que servem para isso e que são vendidos em lojas do ramo. Coloque a máscara tomando cuidado para não deixar nenhum cabelo por dentro. Ponha a alça por cima das orelhas pois isso evita que ela se solte durante o mergulho.

Peça ajuda

Como regra geral você não deve mergulhar sozinho. Por isso você pode pedir pro seu parceiro segurar seu equipamento enquanto você se prepara, depois você ajuda ele. Isso é mais valido para quem prefere colocar o equipamento dentro da água.

Experimente

De uma testada no equipamento para ver se está tudo ajeitado, verifique se a máscara está bem vedada e se não está embaçando. Veja como está a visibilidade da água e se não é melhor ir para outro local.


Descendo de um barco, doca ou plataforma

A maioria dos passeios de barco de turismo faz paradas para natação e mergulho. Você pode colocar o equipamento na água com ajuda de alguém mas geralmente é muito fundo para poder se apoiar e seu equipamento pode acabar afundando. Sentar na borda do barco ou plataforma e depois pular também não é aconselhado pois você pode se machucar na borda ou bater em alguma parte do barco por conta das ondas. Se você só tiver com máscara e snorkel pode descer pela escada.

Entrada sentado

Sente-se na borda, levante o corpo com as mãos, gire para ficar de frente para a borda e baixe o corpo suavemente até entrar na água. Esse metodo é recomendado apenas para águas calmas.

Passo de gigante

Se você estiver com nadadeiras o melhor é fazer o seguinte: Dirija-se a parte de trás da embarcação, coloque as nadadeiras, coloque a máscara no rosto, fique de pé, segure a máscara com uma das mãos com firmeza para que ela não saia do lugar, dê um passo largo em direção a água.Essa técnica é muito usada no mergulho autônomo em que a quantidade e o peso dos equipamentos é muito maior mas pode ser usada também para o snorkeling.



Com o passar do tempo você adaptará essas dicas e descobrirá qual o jeito mas conveniente para você, visando sempre evitar acidentes com você e o equipamento.

Grande abraço,
Márcio Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário